Workshop: Novas Regiões Vitivinícolas Brasileiras com Rogério Dardeau 11/04

Nossa conversa será sobre um tema que me encanta: a definição de perfis dos vinhos brasileiros, de acordo com o terroir de origem. Todos sabemos que, no Velho Mundo, com séculos de vitivinicultura, muitas regiões são facilmente reconhecidas na taça. Um vinho do Douro tem perfil diferente de outro do Dão. Um Borgonha é completamente distinto de um Bordeaux. Um Friulano é distinto de um Toscano. Um Riojano não é um La Mancha… e por aí vai.
No Brasil, nossa jovem vitivinicultura já começa a desenhar suas identidades: um DOVV não tem as características de um Campos de Cima da Serra, nem de um vinho do Sul de Minas.
Essas digitais levam muito tempo para serem definidas… e nós estamos tendo o privilégio de vê-las nascer.
Para exemplificar, degustaremos 5 vinhos de diferentes regiões.
Vejam:
Abertura Espumante Extra Brut Villa Mosconi
1 vinho Villa Mosconi Riesling
2 vinho Rosé Casa Verrone
3 vinho Merlot Catatini
4vinho Syrah Speciale Casa Verrone

Faça sua inscrição agora e garanta sua vaga !

Vagas limitadas.

Data: 11/04
Horário: 18:30 às 21:30hrs
Valor: R$180,00

Rogerio Dardeau descende de uma família francesa de vinhateiros, estabelecidos em Montlouis-sur-Loire, há quase cinco séculos. É mestre em engenharia de produção, pela UFRJ-COPPE, advogado (UFRJ), especializado em direito coletivo de trabalho e negociação coletiva, e consultor em modelos de gestão organizacional. Estuda vinhos, especialmente a produção brasileira desde os anos 1970. Sobre o tema, já publicou três livros, no Brasil, pela Editora MAUAD, do Rio de Janeiro. ‘Vinhos – uma festa dos sentidos’ está em quarta edição. Este título ganhou uma edição portuguesa, pela Editorial ESTAMPA, em 2009, prefaciada pelo consagrado enólogo português Paulo Laureano. ‘Vinhos… é importante lembrar’ inaugurou, entre nós, as edições para anotações de degustação. Em 2013, lançou ‘Vinho & Prazer’. O livro reforça a importância da apreciação de vinhos, com toda a liberdade… sem dogmas. Dardeau tem sido orientador de degustações em diversas instituições, públicas e privadas. Apresentou o tema ‘Terroirs do Brasil’, no Circuito Brasileiro de Degustação 2012, promovido pelo IBRAVIN. Professor da disciplina ‘vinhos brasileiros’, no curso de extensão ‘O Negócio do Vinho’, da FGV – Rio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s